Ads 468x60px

Labels

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

'Joystick' da Microsoft reproduz movimento da mão para game e PC


Chamado de 'Digits', aparelho é colocado no pulso e mapeia mão do gamer.
Aparelho será usado em jogos, smartphones, PCs, TVs e tablets.

  'Digits' é protótipo de controle que captura e reproduz movimentos da mão em ambiente virtual (Foto: Divulgação)


A Microsoft apresentou um projeto de um controle de videogame que, ao ser colocado no pulso do jogador, ele mapeia a mão do gamer, criando uma versão virtual dela e permitindo controlar os games em tempo real usando movimentos. Chamado de "Digits", o aparelho, também pode ser usado para outros aparelhos como um PC ou smartphone (clique aqui para assistir ao vídeo).
Ao colocar o "Digits" no pulso, um sensor infravermelho mapeia e reproduz na tela uma versão virtual da mão do usuário. Todos os movimentos da mão e dos dedos são fielmente capturados. No caso de smartphones, por exemplo, o aparelho poderá ser comandado por meio de gestos específicos.

Aparelho cria mão virtual do jogador dentro de programas e games 

De acordo com o líder do projeto, David Kim, da área de pesquisas da Microsoft em Cambridge, o dispositivo não necessita o uso de espaço, como acontece com o sensor de movimentos Kinect, do PC e do Xbox 360. "O usuário pode interagir enquanto caminha do quarto para a sala ou até mesmo nas ruas", disse.
Por enquanto, o aparelho é apenas um protótipo e Kim diz que o produto final terá um visual melhor. "Nosso objetivo é reduzir o 'Digits' para o tamanho de um relógio para que possa ser utilizado o tempo todo. Queremos que os usuários interajam espontaneamente com seus aparelhos eletrônicos por meio de gestos simples, sem a necessidade de pegar o smartphone ou tablet na mão".
Nos testes criados pela Microsoft, a mão virtual criada pelo dispositivo atendeu a gestos para realizar tarefas dentro de um tipo de game como discar o número de um telefone, visualizar e mudar de fotos no PC e criar uma "pistola" e atirar nos inimigos.

Jogos podem fazer uso do 'Digits'